Miguel Torres participa de aula inaugural na Universidade dos Sindicatos de São Petersburgo, na Rússia

Na quarta-feira, 11 de setembro de 2024, o presidente Miguel Torres (Força Sindical, CNTM e Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes) e o companheiro Márcio Ferreira, vice-presidente da Força Sindical e presidente do Sindicato dos Borracheiros da Grande São Paulo e Região e da Federação Nacional dos Borracheiros, participaram de uma aula inaugural na Universidade dos Sindicatos de São Petersburgo (com alunos que se formam para atuarem profissionalmente como professores em questões trabalhistas e negociações coletivas).

A aula fez parte de uma série de atividades na Rússia. Miguel Torres participou e foi o orador brasileiro no 13º Fórum Sindical dos Brics, em Sochi, evento que reuniu mais de 120 representantes dos 10 países que atualmente compõem o bloco – além dos cinco representados no acrônimo, o Egito, a Etiópia, a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos e o Irã – nos dias 7 e 8 de setembro.

Segundo Ortelio Palacio Cuesta, assessor especial de Relações Internacionais da Força Sindical, o “centro acadêmico oferece cursos de alta qualidade em diversas áreas , inclusive sobre a área de história dos Sindicatos, negociação e mediação de conflitos trabalhistas, na perspectiva de relevância e protagonismo do sindicalismo na Rússia”.

Miguel Torres falou sobre a importância desse inciativa histórica dos sindicatos e da academia na Rússia na formação superior dos novos líderes acadêmicos, políticos e sociais, com forte influência sobre a importância do sindicalismo para os trabalhadores e a sociedade.

Nossos líderes sindicais foram recebidos oficialmente pela por Larisa Paseshnikova, primeira vice-reitora, trocaram piniões sobre a importância da educação e formação dos trabalhadores e a sociedade, especialmente as novas gerações. “Na Educação, tudo começa em casa, e a sala de aula também tem um papel fundamental”, disse Larisa.

Miguel Torres parabenizou os professores e alunos e fez uma explanação sobre a situação brasileira, os esforços dos nossos sindicatos na formação profissional e a importância do conhecimento para os trabalhadores, citando o trabalho do DIEESSE e outras iniciativas dos sindicatos brasileiros.

“A educação é a base para o avanço e o desenvolvimento da sociedade “, disse Márcio Ferreira..

Os líderes sindicais e a vice-reitora se comprometeram a dar continuidade ao intercâmbio e à troca de informações na área acadêmica em prol dos trabalhadores e os povos da Rússia e do Brasil.