O presidente Miguel Torres (Força Sindical, CNTM e Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes) participou da reunião de apoio à Chapa 11 da OAB-SP, liderada por Caio (presidente), Gandra Martins (vice) e D´Urso (conselho federal).
A reunião foi realizada na sede da Força Sindical e do Sindicato, na Liberdade, nesta sexta, 1º de novembro de 2024, com presenças de advogados trabalhistas, dirigentes sindicais da Força Sindical, UGT, CSB e Nova Central, diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes (Adriano, Alemão, Maurício Forte e Ninja) e da advogada do Sindicato, Lilian Pascini.
Sobre o cenário positivo, Miguel Torres falou sobre os avanços recentes como a lei da igualdade salarial entre mulheres e homens, a queda do desemprego, os reajustes salariais com ganhos reais e a proposta que está avançando sobre um novo modelo sindical que garanta o fortalecimento das negociações coletivas e valorize o movimento sindical brasileiro representativo e atuante.
Miguel Torres criticou, porém, os ataques que o movimento sindical e a classe trabalhadora vem sofrendo, desde a reforma trabalhista; a ausência na reforma tributária da taxação das fortunas e heranças e dos lucros e dividendos; a proposta de parcelamento do seguro-desemprego e utilização da multa de 40% para financiar este seguro; e as propostas no Congresso Nacional contra os servidores públicos.
Para ele, a OAB deve se posicionar favoravelmente às lutas em defesa dos direitos trabalhistas, sociais e previdenciários da classe trabalhadora e agir em conjunto com o movimento sindical.
Texto: Val Gomes
Fotos: Henrique de Lima e Alex Líder