Luto no movimento sindical: Arnaldo Gonçalves presente!

 

A Força Sindical, a CNTM e o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes estão de luto!

Recebemos no início da tarde de terça-feira, 12 de novembro de 2024, com profunda tristeza, a notícia do falecimento do amigo e grande liderança sindical, Arnaldo Gonçalves.

Natural de Santos (SP), nascido em 7 de setembro de 1937, Arnaldo começou no movimento sindical na década de 1960, quando era operário da Cosipa (Companhia Siderúrgica Paulista).

Entrou para a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Santos em uma vaga do Conselho Fiscal e chegou a presidente na década de 1970.

Como presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santos, exerceu grande influência em diversas entidades de trabalhadores, ajudando a organizar a unidade sindical da baixada santista

Foi um dos organizadores da Conclat de 1981, um dos fundadores da Força Sindical em 1991, entidade da qual foi secretário de Saúde e Segurança, e também fundador do Sindicato Nacional dos Aposentados, sendo Secretário-Geral e depois Secretário Internacional da entidade.

Lamentamos profundamente está perda irreparável não somente de um líder sindical combativo, que foi protagonista em diversas lutas do movimento sindical brasileiro e internacional, mas também de um grande amigo.

Arnaldo Gonçalves lutou um bom combate e agora ficará em nossa memória como um dos mais importantes e combativos dirigentes sindicais brasileiros.

Que os familiares e amigos sejam confortados neste momento de muita dor e tristeza!

Arnaldo Gonçalves presente!

Direção da Força Sindical, CNTM e Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes
Presidente Miguel Torres

Leia também: Arnaldo Gonçalves um lutador das causas dos trabalhadores