Diretoria do Sindicato faz retrospectiva de ações e conquistas

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes foi fundado em 27 de dezembro de 1932. São portanto 92 anos de lutas e conquistas para a categoria metalúrgica, para a classe trabalhadora, para o movimento sindical e para a sociedade brasileira. Neste ano de 2024, seguindo esta tradição, foram realizadas muitas ações em defesa da democracia, do desenvolvimento, da geração de emprego, da distribuição de renda e dos direitos dos trabalhadores, culminando em novembro (data-base) com a conquista do reajuste salarial de 5,85% para a Famíllia Metalúrgica, com a garantia da Convenção Coletiva com direitos superiores à CLT.

No dia 13 de dezembro, sexta, na sede do Sindicato, a diretoria fez uma reunião de avaliação do que foi realizado e conquistado neste ano e dos desafios para o próximo ano, como as lutas pela modernização do movimento sindical, valorização das negociações coletivas, redução dos juros e redução da jornada de trabalho, sem redução salarial, entre outras.

O Sindicato é presidido por Miguel Torres, também presidente da Força Sindical e da CNTM, que relatou nesta reunião da diretoria a importância da recente viagem à China pela Força Sindical em intercâmbio com a Federação dos Trabalhadores Chineses. “Este intercâmbio existe há 32 anos”, explica Miguel Torres, informando que foram assinados três protocolos de formação para os trabalhadores e que avançou a ideia de a classe trabalhadora também participar da Câmara Brasil-China (pois hoje só participam empresários).

A diretoria do Sindicato aproveita para desejar para a Família Metalúrgica um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações. A luta faz a lei!

Miguel Torres, presidente
Zé Luiz (tesoureiro), Miguel Torres (presidente) e Arakém (secretário-geral)

Texto: Val Gomes
Fotos: Alex Líder
Arte: Vander Tavares