As Centrais CUT, Força Sindical, Nova Central, UGT, CTB e CGTB realizaram nesta segunda-feira (4) mais uma reunião, para definir vários aspectos da preparação da marcha dos Trabalhadores à Brasília, marcada para o dia 6 de março. O encontro aconteceu na sede da UGT, na região central de São Paulo.
A “Marcha pela Cidadania, Desenvolvimento e Valorização do Trabalho” vai cobrar a redução da jornada, o fim do Fator Previdenciário e a retomada do investimento público, entre outros pontos da agenda trabalhista.
Segundo o presidente da UGT, Ricardo Patah, a reunião teve o papel de fortalecer a articulação em torno das ações que serão desenvolvidas pelo movimento sindical a partir do dia 6 de março. “É mais um passo na consolidação da nossa estratégia de luta, para efetivar a conquista de nossas bandeiras”, diz.
Os representantes das Centrais aprovaram as bandeiras que irão permear a elaboração do jornal unitário de convocação da marcha. Entre os temas, a publicação detalhará as propostas de destinar 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para Educação; 10% do PIB para Saúde; correção da tabela do Imposto de Renda; políticas públicas para aposentados e mulheres; e reforma agrária.
Jornal – O objetivo das Centrais é iniciar a distribuição do jornal após o carnaval. Também ficou aprovado que a concentração do ato será no Estádio Mané Garrincha, partindo em seguida em passeata até a Esplanada dos Ministérios. O horário de concentração e outros detalhes serão definidos na próxima reunião sexta (8), às 9 horas, na sede da Força Sindical.