
A ginasta brasileira Rebeca Andrade tornou-se a primeira atleta mulher do Brasil a vencer o Prêmio Laureus, o Oscar do Esporte. Na segunda, 21 de abril de 2025, a atleta foi laureada na categoria “Retorno do Ano”, disputada por outros cinco atletas indicados.
A cerimônia de gala ocorreu no Palácio de Cibeles em Madri (Espanha). Antes de brilhar nos Jogos de Paris, quando faturou quatro medalhas olímpicas (ouro, duas pratas e um bronze), Rebeca Andrade foi sinônimo de superação longe dos holofotes: ela passou por três cirurgias para tratar lesões no ligamento anterior, que quase a fizeram desisitir da carreira.

E o mesatenista brasileiro Hugo Calderano venceu a Copa do Mundo de tênis de mesa, no domingo, 20 de abril de 2025, em Macau, na China. É o primeiro atleta não asiático ou europeu a conquistar o título.
Calderano, na final, derrotou o chinês Lin Shidong, número 1 do ranking mundial, por 4 sets a 1. No caminho, superou o chinês número 2 do mundo, Wang Chuqin e o japonês número 3, Tomokazu Harimoto.
O presidente Lula homenageou pelas redes sociais o brasileiro, que há quase 15 anos tem o suporte do programa Bolsa Atleta do governo federal, um programa do Ministério do Esporte, criado em 2005, que patrocina individualmente atletas e paratletas de alto rendimento em competições nacionais e internacionais de sua modalidade. Ele garante condições mínimas para que se dediquem, com exclusividade e tranquilidade, ao treinamento e a competições locais, sul-americanas, pan-americanas, mundiais, olímpicas e paralímpicas.
Com o resultado, Calderano subiu da quinta para a quarta posição no ranking mundial. Ele, que é tricampeão individual dos Jogos Pan-Americanos e semifinalista olímpico, acumula 25 títulos no circuito internacional do tênis de mesa.
“Parabéns aos dois atletas brasileiros que, com muito esforço, talento e dedicação, têm representado muito bem o nosso País. Que possamos seguir em frente nesta trajetória de vitórias para o esporte brasileiro, com mais atletas disputando as competições, nas mais diversas modalidades, e servindo de exemplo para as nossas crianças e os nossos jovens. Esporte é saúde, é inclusão social”, diz Miguel Torres, presidente da Força Sindical, CNTM e Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes.