O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou, nesta segunda-feira (28), o nono boletim da série Boas Práticas em Negociações Coletivas, com foco em cláusulas que tratam dos impactos da inovação tecnológica nas relações de trabalho. A publicação apresenta 20 exemplos de acordos e convenções coletivas registrados no Sistema Mediador em 2023, que asseguram direitos e condições de adaptação dos trabalhadores frente à adoção de novas tecnologias pelas empresas.
Por meio das negociações, é possível avançar em temas como melhoria das condições de trabalho, redução das desigualdades, promoção do trabalho decente, inovação social, sustentabilidade e fortalecimento da participação dos trabalhadores. Cláusulas negociadas podem estabelecer desde jornadas mais adaptadas à realidade dos setores até a inclusão de políticas de equidade, ações afirmativas, capacitação profissional e práticas empresariais ambientalmente responsáveis.
Já foram publicados outros 8 boletins que tratam de temas como equidade racial, direito à creche, inclusão de jovens e pessoas LGBTQAPN+, e enfrentamento das mudanças climáticas. O trabalho é fruto do termo de fomento firmado entre o Ministério do Trabalho e Emprego e o DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.
Além de convidar todos a visitarem os boletins, solicitamos que os mesmos sejam divulgados nos sites e materiais de imprensa das organizações sindicais de trabalhadopres e empregadores. Boas práticas e boas cláusulas de convenções e acordos coletivos de trabalho merecem ser replicadas e divugadas. Contamos com a colaboração de todos.
