Centrais coletam assinaturas para fortalecimento do SUS

Força Sindical

A Força Sindical e demais centrais, Associação Médica Brasileira (AMB), Associação Paulista de Medicina (APM) e representantes dos aposentados participaram na sexta-feira (12), de um mutirão para coleta de assinaturas na Praça da Sé, em São Paulo, em defesa de um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que altera a Lei Complementar nº 141, de  2012, e garante o repasse de 10% das receitas correntes brutas da União para o SUS (Sistema Público de Saúde). Até agora, 1,2 milhão de assinaturas já foram colhidas.

Pela Constituição, os municípios brasileiros já devem destinar 15% de seus orçamentos e, os Estados, 12% para o setor, enquanto o governo federal não tem vinculação orçamentária para a Saúde. A ideia é pressionar para que a medida seja adotada.

 “ Vamos solicitar às estaduais da Central que façam o mesmo trabalho porque o SUS interessa ao Brasil”, declarou Arnaldo Gonçalves, secretário nacional de Saúde da Força Sindical.

“Nosso objetivo é chegar a 1,5 milhão de assinaturas”, informou Rogério de Jesus, assessor da Secretaria Nacional de Saúde.

As entidades estão realizando uma série de evento para fortalecer o SUS. Um deles foi a realização de uma passeata da Catedral de Brasília até o Congresso Nacional.

Durante a caminhada foi feita a primeira contagem oficial de assinaturas alcançadas até o momento pelo projeto.

Pela Força Sindical participaram da passeata Luiz Alberto Catanoce, conselheiro nacional da Saúde pelo SINDINAP (sindicato nacional dos aposentados), junto com João Scaboli, conselheiro nacional de Saúde pela Força Sindical.