Por Eduardo Laguna
SÃO PAULO – A produção de veículos no país subiu 21,8% em maio, em relação a igual período de 2012. No total, as montadoras fabricaram 348,1 mil unidades no mês passado, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.
O volume ficou 0,3% acima da produção de abril, conforme balanço divulgado nesta quinta-feira pela Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a entidade que abriga as montadoras instaladas no país. Essa comparação, contudo, é distorcida pela diferença de calendários, já que maio, com dois feriados, teve um dia útil a menos.
Nos cinco primeiros meses do ano, a indústria produziu 1,54 milhão de veículos, uma alta de 18,6% ante o mesmo período de 2012. Para 2013, a Anfavea prevê um aumento de 4,5% na produção, chegando a cerca de 3,5 milhões de veículos até dezembro, o que seria uma marca recorde.
Quando se considera apenas os carros de passeio e os utilitários leves – beneficiados por descontos no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) –, a produção somou 327,8 mil unidades no mês passado, um incremento de 21% em relação ao volume de um ano antes. Na comparação com abril, houve acréscimo de 0,8%.
Já a fabricação de caminhões subiu 45,7% em maio na comparação anual. Em relação a abril, o resultado mostrou queda de 9,4%, somando 16,4 mil unidades no mês passado. Nas fábricas de ônibus, a produção teve alta de 7,9% em maio, comparativamente ao mesmo período de 2012. No total, 3,9 mil ônibus foram produzidos no mês passado, com alta de 5,4% sobre abril.
Segundo o balanço da Anfavea, a ocupação nas montadoras, incluindo o setor de máquinas agrícolas, atingiu 153,7 mil empregados em maio, o que representa um acréscimo de 0,4% em relação ao mês imediatamente anterior.