Assembleia aprova forte mobilização na Campanha

Paulo Segura

Assembleia aprova paralisação dia 30 de agosto

O Sindicato realizou no dia 16 (sexta-feira), a primeira reunião preparatória da Campanha Salarial 2013 com os delegados e delegadas sindicais da categoria. O encontro, que reuniu cerca de mil trabalhadores, mostrou a situação atual da economia e os números que vão influenciar nas negociações com o setor patronal.

A economia vai crescer pouco este ano, entre 2,2% e 3%, os juros estão altos, a indústria está melhorando seu desempenho, mas de forma lenta, e a previsão de inflação é de 5,78% até a nossa data-base, em novembro.

Paulo Segura

Miguel Torres

O presidente do Sindicato, Miguel Torres, pediu aos delegados e delegadas para apresentarem propostas para incluir na Pauta de Reivindicações.

“Vocês vão ajudar a compor a nossa pauta. Os departamentos da Mulher, da Juventude, de Segurança e Saúde vão realizar encontros este mês e no início de setembro e coletar as sugestões das mulheres, dos jovens, dos cipeiros para a nossa pauta. É importante que todos participem”, disse Miguel.

A assembleia-geral de aprovação da pauta será realizada no dia 7 de setembro (sábado), às 9h, no Sindicato.


Paulinho da Força

O deputado Paulinho da Força falou da importância das manifestações que vêm sendo feitas desde a Marcha a Brasília, em março, até o dia 11 de julho.

“Nossas manifestações têm objetivos claros: redução da jornada de trabalho, fim do fator previdenciário, valorização das aposentadorias, regulamentação da terceirização para garantir direitos e benefícios iguais para efetivos e terceirizados, mas o governo não quer ouvir os trabalhadores. Por isso, vamos fazer uma grande paralisação nacional do dia 30 de agosto. Precisamos fazer o governo ceder”, disse Paulinho.


Elza

A diretora financeira, Elza Costa Pereira, disse que a campanha acontece num momento muito importante.

“A juventude abriu um caminho mostrando que este modelo de política que se faz já não cabe mais na nossa realidade. Paramos a cidade no dia 11 de julho e será assim no dia 30, quando vamos parar novamente e gritar pelos nossos direitos. A presidenta está fazendo vistas grossas para os trabalhadores e a única forma que temos é ir para as ruas”, disse Elza, que completou. “Estamos entrando na campanha salarial e queremos manter o que já temos e ampliar nossas conquistas. Nesta campanha vamos jogar pesado. É hora de aproveitar este momento diferenciado para ir para as ruas e conquistar o que queremos”.


Arakém

O secretário-geral, Arakém, destacou a responsabilidade da nova diretoria na condução das lutas dos trabalhadores do País e conclamou os delegados e delegadas a discutirem “qual rumo vamos dar à campanha salarial. Dificuldades teremos, mas com vocês vamos fazer um grande acordo”, disse.

No final da assembleia, Miguel Torres apresentou um calendário de atividades pela Pauta Trabalhista e organização da campanha salarial: Dia 20, terça-feira,  assembleias nas maiores fábricas metalúrgicas, pela jornada de 40h semanais. A mobilização é preparatória para a paralisação nacional no dia 30 de agosto.


Ator Marcos Frota

Nova diretoria
No início do encontro, Arakém apresentou a nova diretoria do Sindicato, que conta com 61 diretores, entre eles, seis mulheres – Elza, Leninha, Yara, Ester, Cristina e Alzira.

Marcos Frota
A assembleia contou com uma participação especial: o ator Marcos Frota. Ele disse que começou a vida dando aula e uma das coisas que mais mnarcou sua vida foi dividir o ponto de ônibus, às 5h30 da manhã com os trabalhadores que saíam de casa para ir trabalhar. Tenho muito respeito pela classe trabalhadora, pais de família que constroem este país”, disse.

Ações sociais
No final do encontro, Miguel Torres anunciou que o Sindicato vai desenvolver ações sociais nos bairros, a fim de ajudar pessoas extremamente necessitadas, inclusive famílias que moram nas ruas, e entidades sociais.

“Temos que ampliar nosso trabalho para as comunidades. Nas fábricas, os trabalhadores têm assistência, mas a família está na periferia convivendo com esgoto, sem segurança, transporte, postos de saúde. Somos todos responsáveis por estas situações e temos que atuar para mudar tudo isso”, disse Miguel.

Para fortalecer este objetivo, o Sindicato propôs aos delegados e delegadas participarem da eleição do Conselho Participativo da cidade de São Paulo. Vamos eleger, em cada subprefeitura, de 19 a 51 conselheiros, que terão a responsabilidade de levantar os problemas nos bairros e discutir com os subprefeitos. O prazo de inscrição dos candidatos será de 7 a 21 de setembro e a eleição será no dia 8 de dezembro.

Mais informações no site wwws.conselhoparticipativop.prefeitura.sp.gov.br

ASSEMBLEIA SALARIAL
7 DE SETEMBRO (SÁBADO), ÀS 9H, NA RUA GALVÃO BUENO, 782, LIBERDADE (próximo ao metrô São Joaquim)