1º de Maio, em São Paulo, é na Praça Campo de Bagatelle

Iugo Koyama

Dirigentes do Sindicato e da Força Sindical divulgam Dia do Trabalhador

Reduzir a jornada e ampliar direitos é o tema do evento do 1º de Maio da Força Sindical, Dia do Trabalhador. Evento será realizado neste sábado, na Praça Campo de Bagatelle, região norte de São Paulo.

O presidente Lula e Dilma Roussef, candidata do PT à Presidência da República, participarão do ato. Já confirmaram presença o ministro do Trabalho Carlos Lupi, o prefeito Gilberto Kassab, o senador Aloísio Mercadante e a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy. Também foram convidados os ex-governadores José Serra e Geraldo Alckmin e o governador Alberto Goldman.

Para Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e vice-presidente da Força Sindical, a ideia é reunir os trabalhadores e suas famílias para um momento de confraternização, de solidariedade e de luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução salarial.

“Será um grande momento para demonstrarmos nossa indignação contra os setores conservadores e exigir emprego, distribuição de renda e justiça social”, afirma Miguel Torres.

Evento sorteará 19 carros e 1 apartamento

Os trabalhadores e as trabalhadoras poderão curtir na Praça Campo de Bagatelle apresentações musicais gratuitas com: Banda Calypso, Bruno& Marrone, Cezar Menotti &Fabiano, Chitãozinho & Xororó, Daniel, Christian & Cristiano, Edson, Eduardo Costa, Exaltasamba, Gian & Giovani, Guilherme & Santiago, Luan Santana, Leonardo, Maria Cecília & Rodolfo, Padre Marcelo Rossi, Victor & Léo, Sérgio Reis, Zezé Di Camargo & Luciano, KLB, João Bosco & Vinicius, Pixote, Nilton e Nelton, Eduardo Costa e Exaltasamba.

Jaélcio Santana
Foto do 1º de Maio de 2009

O evento será realizado das 7 h às 18h e poderá ser visto de qualquer ponto da Praça Campo de Bagatelle, por intermédio de telões.

Quem ainda não pegou um cupom para concorrer aos carros e apartamentos, pode obtê-lo na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, na Rua Galvão Bueno, 782, na Liberdade, nos demais sindicatos filiados à Força Sindical e nas estações de metrô e trens, conforme os roteiros de distribuição dos cupons e de divulgação do evento.

Paulinho, presidente da Força Sindical, afirma que o objetivo deste 1º de Maio é levar a discussão das 40 horas para a população brasileira, falar dos benefícios da jornada reduzida, debater a ampliação dos direitos trabalhistas, a criação de empregos, o aumento do salário mínimo e das aposentadorias e o trabalho decente, que é a atividade produtiva adequadamente remunerada e exercida em condições de igualdade e segurança. “Vamos mostrar a nossa força e divulgar nossas reivindicações por um Brasil melhor para a classe trabalhadora e para a grande maioria do povo brasileiro”.

Pelo Brasil – A Força Sindical realizará o 1º de Maio nos seguintes estados: Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.

Por: Assessorias de Imprensa da Força Sindical e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo
www.fsindical.org.br
www.metalurgicos.org.br