Metalúrgicos da GM de S. Caetano aceitam reajuste de 8% e encerram greve

Aumento real é de 1,82%. Abono será de R$ 3.500,00.

Mobilização e greve contribuíram para forçar a empresa a negociar uma nova proposta com a ampliação do leque de benefícios e o acesso a um número maior de trabalhadores.

Em Assembleia pela manhã e no período da tarde de terça-feira, dia 1, na General Motors de São Caetano do Sul, os trabalhadores aprovaram proposta apresentada pela empresa e encerraram a greve iniciada na segunda-feira, dia 30 de setembro.

Pelo que foi aprovado, os metalúrgicos terão aumento salarial de 8% a partir de 01/10/2013. Os 8% correspondem aos 6,07% da inflação (INPC integral de setembro de 2012 a 31 de agosto deste ano), mais 1,82% de aumento real.

Além disso, os metalúrgicos da GM terão direito a receber, em 04/10/2013, abono no valor de R$ 3.500.

O presidente do sindicato, Aparecido Inácio da Silva, o Cidão, destacou a importância da paralisação da produção que obrigou a empresa a fazer uma nova proposta salarial. “O fato da proposta anterior ficar abaixo do que todos esperavam e havendo a recusa patronal em apresentar algo a mais, o caminho não poderia ser outro senão o da paralisação que foi o que aconteceu. O que prova que estávamos certos, já que o percentual do aumento real cresceu, bem como o valor do abono,” disse Cidão.

A conquista de aumento real somente foi possível graças ao empenho da direção executiva do sindicato, da diretoria de base, com destaque para os mensalistas, que compreendendo as dificuldades do momento tiveram participação ativa em todo o processo de luta. E o sindicato, consciente do seu papel, não abriu mão de lutar para assegurar a esses trabalhadores os mesmos direitos concedidos aos horistas. Isto reflete a união e capacidade de mobilização que possuem os metalúrgicos diante daquilo que consideram um direito pelo qual se deve lutar. Trata-se de um dos melhores acordos salariais já negociados este ano no país. Essa disposição para lutar por seus direitos tem tornado os metalúrgicos de São Caetano um referencial de luta e conquistas para outras categorias profissionais em todo o Brasil. Portanto, estão todos de parabéns!

FONTE: Assessoria de imprensa do Sind. Metalúrgicos de São Caetano do Sul