Mensagem de Miguel Torres, presidente da CNTM/Força Sindical
e nota dos metalúrgicos de Curitiba
Para marcar a passagem do Dia do Metalúrgico, 21 de Abril, a CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos) saúda a categoria, trabalhadores e dirigentes sindicais, que ao longo da história do Brasil lutaram pela democracia e por melhores condições salariais e de trabalho.
“Somos uma categoria que resistiu aos regimes autoritários, que esteve à frente das lutas pela redemocratização e hoje continua mobilizada por mais direitos trabalhistas e sociais e pelo desenvolvimento econômico do País. Parabéns, metalúrgicos!”, disse Miguel Torres, presidente da CNTM, Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Força Sindical.
Nota do Sindicato Metalúrgicos de Curitiba
21 de Abril – Dia do Metalúrgico
Metalurgia é o trabalho de extrair e manipular os metais a partir dos seus minérios. Hoje em dia, a grande produção metalúrgica é proveniente das grandes indústrias.
Voltando no tempo, é possível dizer que as atividades metalúrgicas remontam a seis mil anos atrás, no Oriente Médio, quando o cobre era martelado e dele se faziam pequenos utensílios domésticos. A prata também era um metal frequentemente trabalhado.
A metalurgia é um dos expoentes econômicos do Brasil, principalmente na siderurgia, com destaque para a produção de aço bruto.
Os metalúrgicos brasileiros são uma classe trabalhadora famosa por sua capacidade de se reunir para lutar por seus direitos. Foi a partir de movimentos organizados por este setor que importantes mudanças se processaram na sociedade, principalmente quando o assunto é direitos trabalhistas.
Grande Curitiba
Atualmente, segundo o Dieese, a Grande Curitiba possui cerca de 90 mil metalúrgicos. O grande destaque desses trabalhadores são a capacidade de mobilização e o grande volume de conquista dos acordos salariais e de benefícios. Entre eles as maiores PLRs e índice de aumento real, o que tem puxado as negociações salariais para cima no Brasil, fazendo com que os trabalhadores de Curitiba estejam na vanguarda da luta por mais direitos e melhores condições de trabalho no Brasil.
Sindicalize-se
E é para continuar garantindo esses acordos que o SMC nunca cansa de repetir que é preciso que toda a categoria esteja unida em torno do Sindicato. Os trabalhadores reconhecem perfeitamente a importância do envolvimento do Sindicato nas negociações salariais e de benefícios. Sabem da necessidade de fortalecer sua representação, seja no Sindicato ou nas Comissões de Fábrica. Tem consciência que é impossível fechar acordos decentes onde não há Sindicatos fortes e lideranças sindicais comprometidas com as causas dos trabalhadores.
É essa consciência que tem que nos impulsionar a buscar a sindicalização e a participação. É só através da união que é possível conseguir bons acordos. É por isso, que nosso Sindicato não se cansa de informar sobre a importância da sindicalização. Quanto mais fortalecido a representação mais será possível continuar na luta por nstruir uma condição mais digna de trabalho e salário para os trabalhadores.
Assim, companheiro e companheira metalúrgica, vamos dar também exemplo de conscientização. Faça a sua parte! Sindicalize-se!
FONTE: Assessorias de imprensa da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba