– Leninha (à esquerda) |
As secretárias-adjuntas da Secretaria Nacional da Mulher da Força Sindical, Maria Euzilene Nogueira, Leninha, também diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, e Aparecida Carmelita de Sousa, junto com a secretária da Mulher da Força DF, Teresinha do Nascimento, participaram do Encontro com Mulheres Sindicalistas “Diálogo sobre o Mundo do Trabalho: Desafios para a Autonomia Econômica das Mulheres”, realizado em 23 de abril, em Brasília.
Na ocasião, a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci, fez um relato dos Estados que aderiram à política de combate a violência, mas ressaltou que os ônibus estão inoperantes no Estado de SP os ônibus e os do Rio Grande do Norte sumiram.
O principal ponto da fala foi a defesa dos projetos de Lei que regulamentam o trabalho doméstico; o que cria um fundo para o combate a violência;, o que trata do feminicidio; que transforma o ligue 180 em Disque 180, e o mais debatido, salário igual para trabalho igual.
A ministra disse ter sido procurada pela presidenta que pessoalmente solicitou a ela que fizesse uma varredura no congresso para descobrir por onde passou e em qual comissão se encontra cada uma das propostas.
A ministra Informou que lançará uma campanha do Disque 180, e solicitou uma reunião individual com cada central para ver se há interesse das centrais em também abraçar essa campanha.
As discussões se deram em torno da apresentação do painel “ Relações de trabalho e gênero” feita pela pesquisadora da Unicamp Mariana Teixeira.