Miguel Torres prestigia 10 anos do Sindicato dos Aposentados

Jaelcio Santana

Miguel Torres ao lado de Inocentini (Sindicato dos Aposentados), Juruna (sec. geral Força Sindical) e Danilo (pres. Força estadual)

O Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Força Sindical comemorou 10 anos de fundação com uma grande comemoração, no seu Centro de Integração e Valorização do Idoso, em Americana, nesta quinta e sexta-feira (17 e 18). O evento reuniu centenas de associados e dirigentes sindicais de diversas categorias. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi, Miguel Torres (foto), também presidente em exercício da Força Sindical, prestigiou o evento, ao lado do presidente da entidade, João Batista Inocentini.


“Este sindicato é uma grande conquista dos aposentados e pensionistas, a maior categoria profissional do País, formada por trabalhadores que contribuíram para a construção do Brasil e que nos precederam na luta pelos direitos trabalhistas e organização do movimento sindical”, afirma Miguel Torres.

A criação desta entidade nacional deu aos aposentados brasileiros uma nova visão de avanço e justiça social. “Se chegamos até aqui é porque, além da perseverança, muitos outros companheiros também acreditaram neste sonho e, nos momentos de incertezas, estiveram lado a lado nesta jornada de desbravamento, que culminou no maior sindicato do país, dentro de um modelo moderno de representação sindical”, afirma Inocentini.

Nestes 10 anos, a entidade, junto com a Força Sindical, lutou e conquistou a antecipação do pagamento das aposentadorias para janeiro, uma política de recuperação do salário mínimo, que irá até 2023, e que elevou os benefícios de 80 para 293 dólares em 8 anos.

A unidade na luta também levou a categoria a conquistar um aumento real de mais de 4% para os aposentados que ganham acima do salário mínimo em 2010.

Nestes 10 anos, o Sindicato construiu um patrimônio para os aposentados, consolidando sua posição de entidade Nacional. Comprou uma sede na rua do Carmo e construiu em Americana um grande Centro de Referência para o Idoso.Vêm aí a Cooperativa de Crédito, a TV da Terceira Idade e muito mais. “Estamos trabalhando para consolidar essa nova visão da sociedade brasileira em torno de seus idosos”, afirma Inocentini.