Diretor do Sindicato participa de reunião sobre segurança em máquinas


O diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Luís Carlos de Oliveira, também coordenador do Departamento de Segurança e Saúde do Sindicato, participa, de hoje até sexta-feira (25), em Caxias do Sul (RS), de uma reunião do GTT (Grupo Técnico Tripartite) da NR (Norma Regulamentadora) 12, convocada pelo Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho, do Ministério do Trabalho.

O grupo, formado por representantes dos trabalhadores (Centrais Sindicais), do Patronato e do Governo, discute os anexos que compõem a NR12 e ajustes finais, uma vez que a mesma passou por consulta pública, vencendo todas as etapas de participação da sociedade.

A NR 12, e respectivos anexos que tratam da proteção específicas de máquinas, em sua nova forma, bem mais abrangente e pormenorizada em relação ao modelo atual, deverá contemplar, em sua concepção, grande parte das máquinas existentes em nosso País, já com a preocupação das mudanças tecnológicas e a preocupação quanto ao atendimento às normas internacionais.

Segundo Luisinho, a NR 12 existe há mais de 30 anos e precisava ser revista e atualizada, face à realidade dos dias de hoje. Luizinho lembra que, “no início dos anos 90, o Sindicato lançou a campanha “Máquina, Risco Zero… Nossa Meta!”, tendo iniciado trabalhos que já visavam as alterações na NR 12, principalmente no tocante às prensas mecânicas, máquinas que mais mutilavam trabalhadores nas fábricas metalúrgicas. Dede então, diversas ações, acordos e convenções coletivas de trabalho foram legitimadas, resultando uma referência nacional na proteção de máquinas e equipamentos em todo o Brasil. O avanço que a nova norma trará beneficiará trabalhadores de inúmeras categorias como, metalúrgicos, sapateiros, padeiros, marceneiros, químicos, rurais e outros”, afirma.