Começa a vigorar, a partir de agosto de 2010, o acordo de jornada de trabalho firmado entre o Sindiquímica-PE, Comissão de fabrica, e a Basf de Jaboatão, cuja jornada de trabalho, que antes era de 44h semanais, vai passar agora a ser de 38h28 por semana, sem redução de salário, pelo sistema de 6×3.
O acordo foi aprovado em assembléia realizada no dia 17 de junho com os trabalhadores dos três turnos da localidade.
“Com este novo modelo, os setores que foram contemplados como a produção de tintas, laboratório de controle de qualidade e almoxarifado irão passar por uma reformulação e conseqüentemente terão que admitir e promover algumas pessoas, pois mexe com toda estrutura hoje existente”, diz Vandré Silva dirigente do sindicato dos químicos de PE e trabalhador da Basf.
E acrescenta: “E também melhora a qualidade de vida dos trabalhadores, pois antes eles tinham 54 dias de folgas por ano e neste novo modelo passarão a ter no mínimo 116 e no máximo 126 dias, sendo assim o trabalhador poderá fazer toda uma programação e voltar a ter a sua vida social ativa”, complementa Ramiro Canuto membro da comissão de fabrica da Basf Jaboatão.
Os setores de logística externa [expedição] e resinas, também tiveram seus horários modificados e reduzidos, a carga horária semanal que antes era de 44h passara a ser de 42h.
Na avaliação feita pelo sindicato e comissão de fabrica este acordo vai trazer muitos benefícios para os trabalhadores da unidade de Jaboatão, e foi uma grande vitoria para toda a categoria química.
“Foi um acordo onde saíram ganhando ambas as partes, a Basf ganha com o aumento da produtividade e os trabalhadores ganham em qualidade de vida e novos postos de trabalho”, finaliza Vandré Silva.