Goiania (GO): Soldadores correm risco de explosões e intoxicações

Educação e informação são fundamentais para evitar doenças e acidentes de trabalho                                                                     

Trabalhos com soldas estão presentes na maioria das atividades realizadas nas indústrias. Por isso devem ser executados com o máximo de segurança, já que os trabalhadores dessas funções ficam expostos a gases tóxicos e ao risco de explosões, além de muito calor. A dispersão de fagulhas, centelhas e fragmentos metálicos – gerados por operações de solda- , pode atingir distâncias superiores a dez metros. 

Essas operações representam 7% das ocorrências de incêndios em ambientes industriais. Os acidentes ocorrem devido aos elementos necessários à combustão (combustível, fonte de ignição e o oxigênio do ar), somados às condições inseguras do trabalho.

Com tantos fatores que oferecem risco ao trabalhador, o cumprimento das normas de segurança, o uso adequado de equipamentos de proteção e a fiscalização são essenciais para evitar acidentes e preservar vidas.

Preocupado com a conscientização dos trabalhadores metalúrgicos sobre os perigos a que estão expostos nas variadas modalidades de solda, que envolvem o setor, o Sindicato dos Metalúrgicos de Goiânia (SindMetal – GO), promove amanhã, quarta-feira (15), na 26ª edição da Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho na área metalúrgica, uma mesa redonda com o tema “Solda: evitando riscos, combatendo efeitos”.

A mesa será mediada pelo coordenador geral do evento, Antonio Carlos de Sousa e terá como debatedores: Milton Alves Ribeiro, engenheiro eletricista e de segurança do trabalho; Deodato Ferreira, coordenador do setor de segurança, saúde e meio ambiente do trabalho da Federação dos Trabalhadores na Indústria nos Estados de Goiás, Tocantins e Distrito Federal (Ftieg); e Willer Pereira de Castro, médico do trabalho da Saneago.

Espaços Confinados – No segundo dia da semana, os metalúrgicos assistiram a uma palestra sobre trabalho em espaços confinados, com José Possebon, engenheiro químico aposentado da Fundação Jorge Duprat Figueiredo (Fundacentro). Em sua apresentação, Possebon frisou os riscos que os trabalhadores correm nesses espaços (inclusive soldadores) e apresentou à platéia todos os meios de evitar acidentes nessa atividade que vem crescendo em todo o País.

Sobre o SindMetal-GO – O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Goiânia é considerado uma das entidades que mais promovem a qualidade de vida de trabalhadores. Em sua sede, o SindMetal – GO oferece tratamentos médico e odontológico aos seus afiliados e familiares. Além disso, os trabalhadores têm acesso a convênios médicos para consultas e exames laboratoriais em todas as especialidades.

Serviço

Data: 15 de setembro de 2010 (quarta-feira) – Palestra: “Solda: evitando riscos, combatendo efeitos”

Horário: 8 horas

Local: Auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (Av. Assis Chateaubriand, nº 195, Setor Oeste, Goiânia).