Campanha Salarial: Começaram as negociações

Ricardo Flaitt

Mesa de negociação com o grupo patronal de autopeças

O comando de negociação da Campanha Salarial Unificada dos Metalúrgicos do Estado, ligados à Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo e à Força Sindical, realizaram nesta segunda-feira (20) a primeira negociação da campanha. A reunião foi com representantes do Grupo 3 – Sindipeças.

A pauta de reivindicações deste ano é composta: por reajuste salarial com aumento real; valorização do teto de aplicação do reajuste salarial; valorização do piso salário; redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução salarial; informação ao empregado recém contratado e integração sindical; combate à demissão imotivada; programas de formação e qualificação profissional e sindical; licença-maternidade de 180 dias; obrigatoriedade nas negociações de PLR.

Eufrozino Pereira, 1º vice-presidente do Sindicato, participou da discussão e disse que as partes estabeleceram um calendário de negociação. “Temos expectativa de fazer um bom acordo e vamos intensificar a mobilização”, afirma.

Para Claudio Magrão, presidente da Federação, “todos os índices econômicos apontam o enorme crescimento da indústria brasileira. Não há como os empresários alegarem que não têm condições. O Brasil superou a crise e vem expandindo. Nada mais justo que um bom reajuste”, afirma.
As próximas negociações com o grupo 3 estão marcadas para os dias 05/10 – Sede da Federação (rua Pará, 66); 19/10 – sede do Sindipeças; 28/10 – sede da Força Sindical (rua Rocha Pombo, 94).

(Assessoria da Federação dos Metalúrgicos do ESP e assessoria do Sind. Metalúrgicos SP)