Amanhã, sexta-feira: CNTM e CNM fazem paralisações, passeata e manifestação pela redução da jornada de trabalho

São Paulo, 24 de abril de 2008

Às editorias de Trabalho/Sindical, economia, Pauta, Chefia de Reportagem

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos da Força Sindical (CNTM), da Força Sindical, e a Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM) vão realizar amanhã, sexta-feira, um dia nacional de luta dos metalúrgicos do Brasil pela Redução da Jornada de Trabalho sem redução salarial, e pela ratificação da Convenção 158 da OIT (contra a demissão imotivada).

O dia, que tem o apoio das centrais sindicais, será marcado por paralisações e manifestações nas ruas e em portas de fábrica em todos os Estados onde as duas confederações têm representação. Juntas, as duas entidades representam mais de 2 MILHÕES DE TRABALHADORES no País.

ATO EM SÃO PAULO

Em São Paulo, haverá uma grande manifestação com passeatas e ato unificado na praça da Sé. Os metalúrgicos da capital e de Mogi das Cruzes vão se concentrar a partir das 10h, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo (rua Galvão Bueno, 782, Liberdade) e, de lá, seguir em passeata até a praça da Sé, onde irão se encontrar com os trabalhadores metalúrgicos da CUT, que vão sair da sede da central, na rua Caetano Pinto, 575, Brás, e fazer um grande ato, ao meio-dia. O encontro dos trabalhadores vai acontecer por volta das 11h30.

Abaixo-assinado

A Campanha pela Redução da Jornada de Trabalho já está nas ruas. Todos os sindicatos de trabalhadores do País estão coletando assinaturas para um abaixo-assinado pela redução da jornada de trabalho, que será enviado ao Congresso Nacional, reivindicando a aprovação do Projeto de Emenda Constitucional 393/01, da redução da jornada, dos senadores Paulo Paim e Inácio Arruda.

“Vamos desencadear um processo de assembléias por categorias para adesão ao dia 28 de maio, dia nacional de luta das centrais sindicais e, depois, iniciar um processo de negociações com o empresariado, parlamentares e governo. Vamos levar esta luta até a conquista da redução da jornada”, afirma Eleno Bezerra.

Com a redução da jornada, os trabalhadores pretendem, também, combater a terceirização irregular e as desigualdades salariais.

Outros estados envolvidos na campanha – Força Sindical

– FTIMMME (RS) – Manifestação no centro de Bento Gonçalves

– GRAVATAÍ (RS) – Carreata sairá do portão da GM, até a prefeitura

– FTIMMME (SC) – Protesto em portas de fábrica

– FTIMMME (NORDESTE) – Manifestação das 6h às 8h, na porta da Esmaltec, empresa com 3.000 trabalhadores, em Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza

– VOLTA REDONDA (RJ) – Assembléia na Volkswagen vai atrasar a produção em 1 hora

– MINAS GERAIS – Manifestação na Praça 7, em Belo Horizonte

– FTIMMME DO NORTE – debate sobre a redução com o DIEESE Pará e centrais sindicais.