Metalúrgicos de Guarulhos fazem assembleia nesta sexta


Para aprovar propostas ou decretar greve

A Campanha Salarial de 2010 entra numa reta decisiva e o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região vai reunir a categoria para avaliar o andamento das negociações e traçar os rumos dessa luta. O encontro decisivo será nesta sexta-feira (29), às 18h30, em assembleia geral no auditório da sede do Sindicato (à rua Harry Simonsen, 202, Centro, 5º andar).

O presidente da entidade, José Pereira dos Santos, lembra que as últimas semanas foram de intensa mobilização nas fábricas: “O Sindicato fez um grande número de assembleias, em toda a base, levando informações da campanha e mobilizando os companheiros”. Em todos os atos, ficou clara a disposição dos trabalhadores em cruzar os braços, caso os patrões não atendam as reivindicações.

Unidade – Houve também ações unitárias em várias partes do Estado. Nesta quarta (27), por exemplo, cerca de 400 sindicalistas – de 54 Sindicatos, da Federação da categoria e da Força Sindical – comandaram paralisação que envolveu 10 mil trabalhadores em Sertãozinho, no Interior do Estado, com o objetivo de pressionar o grupo patronal do setor de máquinas, que está sendo intransigente nas negociações.

Itens – As principais reivindicações dos metalúrgicos são aumento real de salário; redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução dos salários; valorização do Piso salarial; obrigatoriedade das negociações de PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados); licença-maternidade de 180 dias; e combate à demissão imotivada.

Audiência com a SBB de Guarulhos será hoje na SRT em São Paulo

(Greve completa nove dias; empresa não negocia)

Nesta quinta-feira (28), acontece mesa-redonda na Superintendência Regional do Trabalho, em São Paulo, visando solução para a greve na SBB – Sociedade Brasileira de Blindagens (Jardim Cumbica, Guarulhos), que completa hoje nove dias. A empresa se recusa a negociar com o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, ignora as reivindicações dos trabalhadores e também faltou a uma mesa-redonda na gerência do Trabalho em Guarulhos, na segunda-feira, dia 25.

Mediação – A mesa-redonda na sede da SRT decorre de solicitação direta do superintendente Regional do Trabalho, José Roberto de Melo. Será às 15 horas, na sala de reuniões do gabinete do superintendente (rua Martins Fontes, 109, 5° andar, São Paulo).

“Os trabalhadores estão indignados com as más condições de trabalho, o desrespeito aos seus direitos e a intransigência do patrão”, afirma Josinaldo José de Barros (Cabeça), vice-presidente do Sindicato.

Abusos – A SBB mantém funcionários sem registro em Carteira; não paga Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR); não tem Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes); hora extra é paga fora do holerite; não recolhe o Fundo de Garantia; retém o recolhimento da Previdência dos empregados; e o refeitório não tem higiene.

Por Assessoria de Imprensa: João Franzin
www.metalurgico.org.br