Garibaldi estuda fim do fator previdenciário

O novo ministro da previdência, Garibaldi Alves, pretende dar o primeiro passo para o fim do fator previdenciário. Sua disposição foi demonstrada ao informar que irá encomendar aos técnicos estudos e simulações para calcular o impacto do fim do fator previdenciário sobre as contas do INSS e sua substituição pelo sistema de idade para aposentadoria, como já funciona com os servidores públicos.

De acordo com entrevista publicada pelo jornal O Globo, o ministro disse que esta seria uma medida de ajuste ao regime de aposentadoria, acompanhada de outras ações na estrutura do sistema previdenciário, como a criação de um prêmio para a agência que conseguir o melhor desempenho no atendimento ao cidadão.

A idéia de mexer no fator, conforme o ministro Garibaldi, se deve ao fato de ter ouvido, como parlamentar, muitas reclamações contra esse mecanismo criado no governo FHC. O entendimento, até da área técnica do governo e especialistas independentes, é que o fator não cumpre mais seu objetivo inicial de retardar as aposentadorias precoces, mas penaliza quem começou a trabalhar mais cedo.