COSTUREIRAS CONSEGUEM AUMENTO ACIMA DA INFLAÇÃO

O Sindicato das Costureiras de São Paulo e Osasco, com data-base 1º de julho, encerra sua Campanha Salarial com a conquista do reajuste salarial acima da inflação, aumento real e melhoria dos pisos. A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo apoiou a luta da categoria co-irmã, participou de assembléias em portas de fábrica do setor, e da mobilização, e também comemora a celebração do acordo.

Cerca de 80 mil trabalhadores do setor de confecção conseguiram reajuste salarial de 5,5%; aumento dos pisos em 5,52%, tendo um aumento real de 1,53% para os salários em geral; 1,55% nos pisos qualificado e não qualificado, e a conquista da volta do piso diferenciado (para funções de costureira piloteira, riscador, encaixador, cortador, operador de CAD/CAM, estilista e modelista).

A categoria também conquistou aumento no auxílio-creche, de R$ 81,00 para R$ 85,50, a implantação do seguro de vida, garantia de emprego ou salário por 30 dias a contar do retorno ao trabalho, ao empregado afastado do serviço por motivo de doença, que receber auxílio-doença pelo período mínimo de 90 dias.

Fotos: Iugo Koyama