Foi realizada na terça, 8 de setembro, audiência pública, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, sobre NR-12 (Norma Regulamentadora) que trata da Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos).
Esta norma prevê a implementação de mecanismos de segurança que impeçam danos físicos ao trabalhador que opere máquinas, possibilitando a sua paralisação imediata em caso de defeitos.
Vale lembrar que estava em regime de urgência, no Senado, um projeto do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) que susta a aplicação da NR-12.
Dados do Ministério da Previdência Social indicam que de 2011 a 2013 ocorreram 221.843 acidentes com máquinas, o que representa 17% dos acidentes de trabalho típicos ocorridos no período.
“Deste grande e vergonhoso número de acidentes, mais de 41 mil são fraturas, mais de 13 mil são amputações e mais de 600 são mortes”, diz Luisinho, diretor do Departamento de Saúde do Trabalhador do Sindicato, que participa da mesa de debate na audiência.
Integraram a delegação os diretores Carlão, Mixirica, Alemão, Uélio e Chico Pança.
O presidente do Sindicato, Miguel Torres, já enviou um ofício aos senadores pedindo o arquivamento do projeto do senador Cássio Cunha Lima.
.