Há 128 anos, no dia 13 de Maio de 1888, a Princesa Isabel, filha de D. Pedro II, assinou a Lei Áurea e pôs fim à escravidão no Brasil. O Brasil foi o último país livre da América a abolir totalmente a escravatura.
Infelizmente, a discriminação racial ainda predomina em diversas camadas da sociedade brasileira. Assim, o Dia da Abolição da Escravatura também é um dia de conscientização e educação para ajudar a erradicar qualquer tipo de preconceito racial.
A HISTÓRIA
A escravatura foi prática comum no Brasil desde o período colonial até ao fim do Império. A maior parte dos escravos era trazida da África, nos porões de navios negreiros. Após desembarcaram no Brasil eram comprados como mercadorias por fazendeiros e senhores de engenho e usados em trabalhos ligados à agricultura e pecuária. Uma parte da população indígena brasileira também foi escravizada.
Antes da Lei Áurea, outras leis foram aprovadas e começaram a libertar os escravos e retirar poderes aos fazendeiros, como a Lei Eusébio de Queirós (1850), a Lei do Ventre Livre (1871) e a Lei Saraiva-Cotegipe, também conhecida como Lei dos Sexagenários (1885), que beneficiava os negros com mais de 65 anos de idade.
Foi somente em 13 de maio de 1888, com a Lei Áurea, que a liberdade finalmente foi alcançada pelos negros.
A Lei Áurea, porém, não foi consensual, porque significou uma “crise nas lavouras” para os latifundiários.