15h43
Após se encontrar com líderes das centrais sindicais, trabalhadores e delegados sindicais, o presidente da Câmara, Marco Maia, anunciou, agora à tarde, a criação de uma câmara de negociação para discutir a proposta de emenda à Constituição (PEC) 231/05, que prevê a carga de trabalho de 40 horas semanais.
Miguel Torres, Paulinho e sindicalistas acompanham anúncio de Marco Maia |
Maia também destacou que vai instalar uma comissão especial para tratar das terceirizações. “Temos compromisso com a pauta dos trabalhadores, mas vai ser necessária a articulação dos sindicatos para levar adiante esse processo”, disse. Maia ressaltou ainda que, ao receber os trabalhadores no tapete vermelho, a Câmara garante que aqui é a casa do povo e que recebe os trabalhadores da mesma forma que recebe as autoridades.
A manifestação foi promovida pela centrais sindicais Força Sindical, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central Geral dos Trabalhadores (CGT), Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) e União Geral dos Trabalhadores (UGT). Entre os parlamentares que se encontram com os manifestantes também estão os deputados Vicentinho (PT-SP), Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) e o Delegado Protógenes (PCdoB-SP). Os manifestantes gritam palavras de ordem com “40 horas já, tá na hora de votar”.
Cronograma da mobilização pelas 40h no Congresso Nacional
14h46: Manifestantes pró-redução de jornada se concentram na rampa do Congresso
Vários manifestantes de centrais sindicais se concentram neste momento na rampa do Congresso Nacional. Eles reivindicam a aprovação da proposta que reduz para 40 horas a jornada de trabalho semanal. Daqui a pouco, será realizado, no Salão Negro, um ato em prol da proposta de emenda à Constituição (PEC 231/05). Além de lideres sindicais e deputados, também é esperada a presença do presidente da Câmara, Marco Maia. Maia confirmou que vai encontrá-los na rampa do Congresso.
15h06: Maia recebe manifestantes que pedem 40 horas semanais
O presidente da Câmara, Marco Maia, está recebendo neste momento os representantes dos sindicalistas que fazem manifestação na rampa do Congresso Nacional em prol da carga de trabalho de 40 horas semanais. A manifestação está sendo promovida pela centrais sindicais: Força Sindical, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central Geral dos Trabalhadores (CGT), Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) e União Geral dos Trabalhadores (UGT). Entre os parlamentares que se encontram com os manifestantes também estão os deputados Vicentinho (PT-SP), Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) e o Delegado Protógenes (PCdoB-SP). Os manifestantes gritam palavras de ordem com “40 horas já, tá na hora de votar”.
15h18: Trabalhadores são recebidos no tapete vermelho do Congresso
Daniel Cardoso Expressiva participação de trabalhadores e sindicalistas |
Cerca de mil manifestantes sindicalistas e trabalhadores se concentraram pela manhã na rampa do Congresso Nacional pedindo ao presidente da Câmara, deputado Marco Maia, que seja votada a PEC 231/05, que prevê a jornada de trabalho de 40 horas semanais. Os deputados que participam da manifestação ressaltaram que pela primeira vez os trabalhadores estão sendo recebidos no tapete vermelho. Os líderes sindicalistas esperavam um compromisso do presidente Marco Maia para colocar em pauta a PEC das 40 horas.
Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Regina Céli Assumpção
Agência Câmara