NOTA DE FALECIMENTO: Valeu, Nair!

Nair-Goulart-na-campanha-salarial-do-sintepavCom pesar, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo comunica o falecimento, nesta quarta-feira, da companheira e ex-diretora Nair Goulart, presidente da Força Sindical Bahia.
Nair foi diretora do Sindicato por duas gestões, de 1981 a 1984 e de 1984 a 1987. Foi uma das pioneiras na diretoria da entidade e sempre lutou para trazer mais trabalhadoras mulheres para a diretoria e para o movimento sindical.
Nasceu em 1951, foi empregada doméstica, trabalhou em fábricas metalúrgicas de São Paulo e destacou-se no campo político sindical ao atuar junto aos que lutavam por uma sociedade mais justa e igualitária.
Foi uma das fundadoras da Força Sindical, contribuiu para fazer da Central uma das mais importantes na luta pelos direitos e ampliação das conquistas dos trabalhadores.
Nair comendaA luta sindical de Nair é marca da sua trajetória de vida. Em março de 2014, por exemplo, recebeu a Comenda Maria Quitéria, da Câmara Municipal de Salvador (foto ao lado). Ao agradecer a honraria pontuou três referências que alicerçaram a sua vida: os pais José (pedreiro) e Luzia (lavadeira de roupa); o ingresso na militância de esquerda, no Polop (Organização Revolucionária Marxista Política Operária), e a tomada de consciência por ser mulher.
Era casada com Adalberto Souza Galvão, o Bebeto, sindicalista e deputado federal.
A diretoria e assessoria do Sindicato lamentam a perda e solidarizam-se neste momento de dor aos familiares desta grande companheira.

Miguel Torres
Presidente do Sindicato e da CNTM e vice-presidente da Força Sindical

Confira a entrevista de Nair Goulart concedida para o Centro de Memória Sindical no aniversário de vinte anos da Força Sindical.