A tragédia provocada pelo rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco, que destruiu a comunidade de Bento Rodrigues, em Minas Gerais, provocou o desaparecimento e morte de trabalhadores e moradores e o fechamento de milhares de postos de trabalho completou um ano no dia 5 de novembro, sem que os responsáveis pela tragédia tenham sido incriminados.
Neste dia, uma delegação da IndustriALL, sindicatos de BHP de Austrália, Brasil, Chile e Colombia se reuniram com representantes de movimentos sociais na hoje cidade fantasma de Bento Rodrigues para exigir justiça para as vítimas da barragem e punição para os culpados.
O ato foi organizado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), movimento social que defende as pessoas afetadas pelas represas.
Em 28 de abril deste ano, Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, o Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador, do Sindicato, esteve em Bento Gonçalves e Mariana e participou de eventos em solidariedade às vítimas do descaso da mineradora e das autoridades.
Clique no link abaixo para saber mais.