3ª Reunião da Frente de Luta Contra o Desemprego alinha propostas

A Frente de Luta contra o Desemprego na cidade de São Paulo, formada por sindicatos de trabalhadores de várias categorias e centrais sindicais, realizou nesta quinta-feira (2), a terceira reunião para organizar as propostas para o desenvolvimento da cidade e geração de empregos que serão levadas ao prefeito João Dória e também ao governador Geraldo Alckmin.

O documento final será elaborado na próxima reunião da Frente, marcada para terça-feira, dia 7, às 9h, no Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo. E submetido à aprovação de todos os sindicatos em outra reunião no próximo dia 13, às 14h, no Sindicato dos Trabalhadores em Asseio e Conservação de São Paulo.

A reunião de hoje teve lugar no Sindicato dos Comerciários de São Paulo e foi aberta pelo presidente da entidade e da UGT, Ricardo Patah. Contou com a presença de representantes de 23 entidades sindicais, entre elas metalúrgicos, construção civil, padeiros, eletricitários, brinquedos, engenheiros, Força Sindical Estadual, UGT, CGTB, Conlutas e Dieese, que participa da elaboração do documento.

Os metalúrgicos estavam representados pelos diretores Cláudio Prado (de políticas públicas do Sindicato), Rodrigo, Adriano Lateri, Leninha e Ninja.
Cláudio Prado fez um relato das propostas tiradas nas reuniões anteriores e destacou a importância de se agilizar o documento final. “A Grande São Paulo tem mais de dois milhões de desempregados, dos quais cerca de 1,9 milhão só no município, que estão sendo despejados, morando nas ruas com suas famílias, passando necessidades. Nosso objetivo é que todos os sindicatos de trabalhadores da capital, que representam mais de seis milhões de trabalhadores na ativa, se envolvam nessa luta e tenham, todos, responsabilidade com os trabalhadores que estão desempregados”, afirmou.

Propostas
Entre as propostas já apresentadas estão: a concessão do passe-desemprego, isenção de impostos (IPTU, luz, água) aos desempregados, criação de um painel eletrônico de emprego nas redes sindicais, incentivos ao empreendedorismo, construção de shoppings populares nas periferias, frentes de trabalho, cursos de qualificação, entre outras medidas que envolvam as secretarias municipais de Finanças, Habitação, de Assistência Social.

frente-claudio---jaeldio
Diretor Claudio Prado
frente-diretores
Diretora Leninha e diretor Adriano Lateri