Trabalhadores em situação análoga à escravidão são resgatados em MT

O flagrante foi feito por fiscais do MPT, em Brasnorte.
Vinte e um trabalhadores estavam em fazenda e dormiam em lona.

Kelly Martins Do G1 MT

Vinte e um trabalhadores rurais que viviam em situação degradante foram retirados de uma fazenda nesta quarta-feira (10), localizada próxima ao município de Brasnorte, a 580 km de Cuiabá, na região Norte de Mato Grosso. Quatro deles estavam em condições análogas de escravidão e o grupo foi descoberto durante uma operação feita por integrantes do Ministério Público do Trabalho (MPT).

De acordo com o superintendente regional do Trabalho e Emprego, Valdinei Antônio de Arruda, o flagrante foi feito após denúncia e os trabalhadores estariam na fazenda já há alguns meses. Também informou que eles eram obrigados a dormir em barracos de lona, sem água potável e ainda em contato com animais peçonhentos. Além disso, 14 trabalhadores não possuíam registro na carteira profissional.

O superintendente disse que irá ingressar com uma representação contra a empresa por dano moral individual e um processo civil deve ocorrer por dano coletivo. O relatório fiscal será encaminhado para a Justiça Federal.

Por outro lado, o proprietário da fazenda declarou que vai acertar todos os pagamentos garantidos por lei aos trabalhadores. Conforme Arruda, as principais denúncias de trabalho escravo estão concentradas na região Norte do estado.