Na manhã desta segunda-feira (27), sindicalistas da Força Sindical se reuniram com o presidente da Central, Paulo Pereira da Silva (Paulinho), para discutir uma maior participação das mulheres da Central no 8º Congresso Nacional da Força Sindical, que será realizado de 12 e 14 de junho, na Praia Grande.
Maria Auxiliadora, secretária Nacional de Políticas para as Mulheres da Central, ressaltou que além da participação das mulheres no Congresso estavam na pauta da reunião um resumo da Plenária Nacional de Mulheres, organizada pela secretaria Nacional que preside. “Na ocasião entregamos o Caderno de Resoluções da Plenária que tem, entre outras resoluções, uma moção de repúdio à proposta de reforma da Previdência feita pelo governo”, explica a sindicalista.
São 36 resoluções, que começam pelo programa “Em Ação 24 Horas”, uma parceria da Força Sindical com as Secretarias do Trabalho e Segurança Pública dos estados. O objetivo, segundo Auxiliadora, é promover cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional voltados para mulheres e desenvolver ações pela erradicação da violência contra a mulher. “A Força foi criada no dia 8 de março – Dia Internacional da Mulher – de 1991, exatamente para marcar nosso compromisso com a luta das mulheres”, completa.
Paulinho elogiou a organização e o protagonismo das mulheres da Central durante a realização da Plenária, que contou com a presença de centenas de mulheres de 25 estados mais o distrito federal. “A consolidação das resoluções irá, agora, orientar as ações da Força em relação às mulheres no próximo período”, adianta Paulinho.
Participaram também do encontro o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves (Juruna); a vice-presidente, Eunice Cabral; o 1º secretário, Sérgio Luiz Leite (Serginho); 2ª secretária, Valclécia Trindade; a secretária da Mulher da Força Sindical/SP, Helena Ribeiro; a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Ruth Coelho; Neusa Barbosa, secretária de Relações Internacionais da Fetiasp; Elza Costa, tesoureira-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo; Maria Euzilene Nogueira, (Leninha), diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.