Cristo abraça os aposentados, no Corcovado

“Cristo abraça os aposentados” é o nome da manifestação realizada nesta terça-feira (dia 6), a partir das 18 h, no Corcovado, no Rio de Janeiro, organizada pelo Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Força Sindical e pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, em protesto pelo veto da presidente Dilma ao aumento real (acima da inflação) para os aposentados que recebem benefícios acima do salário mínimo que estava incluído na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, Miguel Torres, e o presidente da Força Sindical e deputado federal pelo PDT-SP, Paulo Pereira da Silva, Paulinho, estarão presentes ao ato.

Eles defendem o aumento para os aposentados e o fim do fator previdenciário que prejudica os trabalhadores no ato da aposentadoria. “Vamos lutar no Congresso Nacional e tentar abrir negociações com o governo para corrigir esta injustiça”, disse Paulinho.

O sindicato associado da Força Sindical programou atos hoje em 16 estados e em cidades do interior de São Paulo.

Para João Batista Inocentini, presidente do Sindicato, será difícil conseguir o aumento após o veto, mas nada é impossível. Segundo ele, o sentimento entre os aposentados é de decepção. “Os aposentados dizem que durante a campanha eleitoral, a presidente prometeu tanto ajudar os pobres e agora faz tudo diferente”.

Serão realizados atos na Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia e Roraima.

Rio de Janeiro

O ato religioso de vigília pretende voltar as atenções da opinião pública e dos governantes para a situação dos aposentados e idosos brasileiros. O ato religioso contará com a presença de 250 aposentados de todos os estados do Brasil, que levarão velas de led, simbolizando a vigília.

Por medidas de segurança, e a idade avançada dos participantes, o encerramento do evento está previsto para as 21h.

No Rio de Janeiro a programação será a seguinte:

Às 18hs – Acesso ao Cristo Redentor, acompanhado de vigília e orações.

Às 20hs – Missa, após, continuação da vigília.