Trabalhadores consideraram baixa a proposta de reajuste salarial apresentada
Terminou sem acordo a reunião entre o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí e o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico do Rio Grande do Sul (Sinmetal), que foi realizada no dia 29.
A proposta dos empresários é de 9% de reajuste para os trabalhadores, valor que seria repassado ainda em 2011. A oferta se manteve aquém dos 12% requeridos pelos trabalhadores.
– Buscamos o mesmo aumento real que a categoria recebeu em outras cidades gaúchas como Porto Alegre, Cachoeirinha, Alvorada e Glorinha – afirmou o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Edson Dorneles.
Após refutada, o sindicato patronal retirou a proposta oferecida aos metalúrgicos. Na próxima quarta-feira (05/10), os metalúrgicos farão uma assembléia geral da categoria para definir as novas ações.
– O Sindicato já está mobilizando os trabalhadores para que pressionem em busca do aumento real igual ao das outras cidades. Não aceitamos ser desvalorizados – explica Dorneles.
No dia 26, os trabalhadores chegaram a montar acampamento em frente às fábricas de Gravataí, para protestar por melhores salários.