Ato na zona sul reunirá 4 mil metalúrgicos nesta terça-feira

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes realiza esta semana dois grandes atos de mobilização da Campanha Salarial, que tem como data-base 1º de novembro.

O primeiro ato será nesta terça-feira, dia 4, a partir das 8h, na zona sul, no canteiro central da Avenida das Nações Unidas, altura do nº 22.002, e vai reunir trabalhadores e trabalhadoras de várias metalúrgicas das regiões sul e oeste da capital.

O segundo, na quinta-feira, dia 6, a partir das 8h, na zona leste, na chamada Ilha do Sapo, esquina com a Avenida Lorenzetti, Mooca, com trabalhadores metalúrgicos de fábricas das regiões leste e norte da capital.

A expectativa do Sindicato é reunir mais de quatro mil trabalhadores em cada ato.

Entrega da pauta

A pauta de reivindicações da categoria foi entregue nesta segunda-feira, 3 de outubro, à Fiesp (Federação das Indústrias do ESP), grupo patronal 19-3 (trefilação e laminação de metais e outros) e Sindicato da Indústria de Forjaria, pela Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo e dirigentes dos demais sindicatos filiados, entre eles o dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes.

Durante a entrega do documento, o presidente do nosso Sindicato, Miguel Torres, disse que as entidades “vão apostar na negociação” e esperam “maturidade dos empresários com relação às reivindicações econômicas e às cláusulas novas da pauta”.

A pauta tem 153 cláusulas, com destaque para o reajuste salarial com aumento real, redução da jornada de trabalho, valorização do piso, licença-maternidade de 180 dias e inclusão digital nas fábricas, entre outras.

A data-base é 1º de novembro e envolve cerca de 800 mil trabalhadores, representados por 54 sindicatos metalúrgicos ligados à Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo.

Por Débora Gonçalves e Val Gomes
Assessoria de Imprensa do Sindicato
www.metalurgicos.org.br