Artigo: Por moradias dignas e pelo emprego!

A questão da moradia em nosso País é um problema muito sério. É comum encontrarmos, Brasil afora, casas simples construídas irregularmente na beira de rios e áreas de mananciais, casas dependuradas nas encostas de morros, sujeitas a todo tipo de intempéries climáticas, de secas prolongadas a tempestades, de enchentes a deslizamentos de terra.

É claro que aquelas pessoas que se sujeitam a morar nesses locais são justamente aquelas menos providas de posses, pessoas mais simples e vulneráveis que, sem escolha, expõem-se, com suas famílias, a incontáveis situações de risco apenas para ter um lugar onde morar.

A Força Sindical sempre defendeu a construção de moradias dignas, voltadas às famílias de menor renda, a manutenção dos empregos e a criação de postos de trabalho. Sabemos que é uma luta árdua, mas que tem de ser levada adiante. Entendemos que o governo tem de facilitar o acesso dos mais pobres ao crédito para a compra ou construção de imóveis, assim como criar programas que valorizem e estimulem o emprego, façam retornar os investimentos e fomentem a produção e o consumo, enterrando assim, de vez, a recessão econômica que nos aflige.

Valorizar o trabalhador, permitindo que ele tenha sua própria casa, popular ou não – lembramos que popular não significa mal feita –, representa valorizar todo o povo brasileiro, batalhador voraz e incansável na busca de melhores dias.

O governo tem de voltar seus olhos para os menos afortunados. Olhar por aqueles que acordam cedo todos os dias, pegam condução lotada e trabalham horas a fio buscando o sustento dos seus, sem saber se no dia de amanhã ainda estarão empregados. Até porque são eles quem, efetivamente, constroem a riqueza do País.

A nossa luta por moradias dignas e pelo emprego não vai cessar. Acreditamos num País melhor e mais justo socialmente, e abraçamos esta causa. O trabalhador precisa ter um lugar para onde retornar, onde descansar, onde possa ficar ao lado dos seus, sonhando e realizando seu sonho.

Esta é a nossa aposta, e é por ela que lutamos!

Paulo Pereira da Silva – Paulinho
Presidente da Força Sindical e deputado federal