Estado de greve garante abono natalino na Keiper

10 de novembro

Adriano e Arakém, secretário-geral do Sindicato, coordenam assembleia de decisão de greve

10 de novembro

Assembleia de decisão de greve

Após várias rodadas de negociação e aprovação de estado de greve, os cerca de mil trabalhadores da autopeças Keiper, na zona leste da capital, garantiram a manutenção do pagamento do abono natalino, que a empresa queria cancelar. O benefício, no valor de R$ 2.500,00, será pago no dia 21 de novembro.

A empresa havia ameaçado cortar o abono, que os trabalhadores já recebem há alguns anos, depois de ter o seu enquadramento sindical alterado para o ramo metalúrgico. Os trabalhadores não aceitaram e, na primeira assembleia, no dia 10 passado, comandada pelo secretário-geral do Sindicato, Arakém, e pelo coordenador Adriano Lateri, decretaram estado de greve, com início no dia 16.

Após receber a carta de greve, a empresa voltou a negociar e fez uma proposta, que foi rejeitada numa segunda assembleia, no dia 11, pelos trabalhadores, que reivindicaram um valor de R$ 2.500,00, com pagamento em parcela única.

Em princípio, a empresa concordou em pagar o valor reivindicado, porém, de forma parcelada. A assembleia não aceitou o parcelamento, a questão voltou a ser negociada e a Keiper concordou em pagar o benefício de uma só vez.

Segundo Adriano Lateri, esse movimento retratou a unidade dos trabalhadores, que se mantiveram firmes desde o começo. “A vitória é de todos nós”, disse.
As negociações tiveram a participação da comissão de fábrica.

11 de novembro

Proposta rejeitada

11 de novembro

Proposta rejeitada

11 de novembro

Proposta rejeitada (turno da noite)

14 de novembro

Proposta aprovada