Mobilização nas regiões Oeste e Norte

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes realizou nesta sexta-feira, dia 9 de outubro, novos atos de mobilização da Campanha Salarial 2009 com cerca de 7.500 metalúrgicos.

Às 7:00 horas, na Estrada Turística do Jaraguá, 396, Pirituba, em frente à Combustol e Metalpó, reunindo 5 mil trabalhadores da região oeste, e às 8:00 horas, na Avenida Guarajás, 89, Jaçanã, reunindo 2.500 trabalhadores da região norte.

Estas mobilizações também são preparatórias para a greve a partir do próximo dia 19 de outubro, segunda-feira.

Participaram da coordenação das assembleias Miguel Torres, presidente do Sindicato e vice-presidente da Força Sindical, deputado Paulinho, presidente da Força Sindical, entre outros diretores do nosso Sindicato e dirigentes sindicais de outras entidades filiadas à Força Sindical.

O primeiro ato foi realizado no dia 25 de setembro, na zona sul, com cerca de dez mil trabalhadores. Depois tivemos atos em Santo André, dia 28/9; em Mogi das Cruzes, dia 29/9; em Guarulhos, dia 30/9; na zona leste, no dia 6 de outubro, com cerca de sete mil trabalhadores; e no dia 8/10, em Jundiaí.

Rumo à Greve
“Entregamos a pauta de reivindicações com antecedência, as negociações estão acontecendo, mas não temos contraproposta salarial e querem tirar cláusulas sociais importantes da nossa convenção coletiva. Se até dia 15 de outubro, quinta-feira, não tivermos uma posição melhor, vamos realizar assembleia geral no dia 16, sexta-feira, no Palácio do Trabalhador, e colocar em votação a proposta de greve a partir do dia 19”, reafirma Miguel Torres.

“As fábricas já retomaram a produção e é hora de apertar os patrões. Ou eles oferecem um bom aumento salarial ou vamos à greve”, disse Paulinho. 

Reivindicações
A categoria reivindica 10% de aumento salarial (reposição da inflação + aumento real), piso salarial único, jornada de 40h semanais e estabilidade para os acidentados no trabalho e portadores de doenças profissionais, entre outros itens. A Campanha Salarial 2009 é unificada com outros 52 sindicatos de metalúrgicos do Estado, filiados à Força Sindical, e envolve cerca de 800 mil trabalhadores, com data-base em 1º de novembro.

Calendário da mobilização:

15 de outubro – Prazo final para a resposta patronal

 

16 de outubro – Assembleia Geral do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, no Palácio do Trabalhador, Rua Galvão Bueno, 782, Liberdade.

19 de outubro – Data para o início da greve, se não houver resposta patronal às reivindicações da categoria 

Miguel Torres, presidente do Sindicato
 
Paulinho, presidente da Força
   
Categoria exige aumento e 40h
 
Arakém, secretário-geral
   
Elza Pereira, diretora de finanças
 
Tadeu Morais, vice-presidente
   
Diretor Ceará
 
Diretor Luiz Valentim
Diretor Teco
 
Diretor David
   
Vereador Cláudio Prado
 
Diretor Pereira, 2 vice-presidente
   
Diretor Geraldino
 
Juruna, secretário-geral da Força

Região Oeste
 
   
Faixa destaca pressão pelas 40 horas semanais – Região Oeste
 
   
Região Norte

Miguel Torres
 
Elza Pereira
 
Adnaldo
 
Luisinho
   
Mendonça
 
Carlão
   
Maloca e Paulinho
 
Paulinho chega ao ato
 
 
Mobilização na região norte