Quatro em dez empresas pretendem contratar mais no início de 2012

Folha Online

DE SÃO PAULO 

Quatro em dez empresas brasileiras pretendem contratar trabalhadores no primeiro trimestre do ano que vem. É o que mostra pesquisa da ManpowerGroup, empresa especializada em soluções de mão de obra, com 851 empregadores do país.

O levantamento mostra que 7% dos entrevistados disseram que não irão contratar no período.

O trabalho foi feito em quatro Estados — Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo — e envolveu oito dos maiores setores contratantes.

Segundo Riccardo Barberis, diretor-executivo da consultoria, “os resultados mostram que os empregadores continuam confiantes na economia brasileira, mesmo com a desaceleração e a crise na Europa”.

O comércio apresentará desaceleração na intenção de contratação — de 44% para 37% –, comparado ao primeiro trimestre de 2011. “Após grandes picos de crescimento, o mercado volta agora para o seu novo normal, ou seja, um sistema de ciclos curtos e com alto nível de imprevisibilidade.”

Segundo o especialista, porém, não há com o que se preocupar, já que nos últimos anos a demanda interna aumentou e muitas pessoas, com ganho maior, passaram a consumir mais -fato que não acontece na economia europeia, por exemplo.

Para Barberis, o trabalhador tem possibilidade de escolha. “Desde que o candidato mantenha-se apto, tem a chance de escolher onde quer trabalhar, e isso envolve os valores e a cultura da empresa.”