Os trabalhadores da Sicap e da Hidroparts decidiram entrar em greve na próxima quarta-feira, 11 de abril, se as empresas, que são ligadas ao sindicato patronal Siamfesp, não assinarem a Convenção Coletiva de Trabalho com o Sindicato.
Segundo o diretor sindical Maurício Forte, em breve ocorrerá uma assembleia na FBM, empresa que também pertence ao Siamfesp, para avaliação e mobilização dos trabalhadores.
Diferentemente de outros grupos patronais, o Siamfesp (Sindicato das Indústrias de Metais não Ferrosos do Estado de São Paulo) não assinou a convenção coletiva na Campanha Salarial no ano passado. Diante disso, o Sindicato decidiu intensificar a pressão pela negociação direta nas fábricas ligadas a esses grupos e já fechou dezenas de acordos.
“Além das cláusulas econômicas, a Convenção garante direitos e benefícios sociais que se contrapõem à nova lei (reforma) trabalhista. É uma garantia legal e importante para os trabalhadores e precisa ser defendida”, afirma Miguel Torres, presidente do Sindicato.
Nas assembleias desta quinta-feira (5), Maurício Forte contou com o apoio da sua equipe, dos diretores Adriano Lateri, Bombeirinho, Mixirica, Rodrigo e Yara e respectivas assessorias, e das equipes dos diretores Ninja, Uélio e Mala.
As empresas ficam na zona leste. A FBM é especializada em fundição de metais e emprega 80 trabalhadores; a Sicap produz peças metálicas usinadas e tem 110 trabalhadores; a Hidroparts produz equipamentos hidráulicos e tem 25 funcionários.