Trabalhadores aprovam acordo, comemoram a vitória e encerram greve |
Terminou com conquistas a greve dos cerca de 8 mil trabalhadores da usina Eldorado, em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, que havia completado sete dias nesta quinta-feira (2). A greve começou no dia 25 de janeiro e o retorno ao trabalho será na segunda-feira, dia 9.
Os trabalhadores conquistaram:
– Aumento da cesta básica de R$ 70 para R$ 250, no cartão ou holerite, sendo que a partir de abril todas as empresas contratadas da obra pelo Grupo Eldorado – cerca de 17- terão que aderir ao cartão alimentação;
– Não desconto dos dias parados – eles voltarão ao trabalho só na segunda-feira (6);
– Ampliação da folga de campo. Além dos sábados e domingos livres, os trabalhadores terão folga de segunda a sexta-feira. Antes, a folga era de três dias na semana e os trabalhadores que estão distantes até 2 mil km de sua casa passavam a maior parte da folga viajando e mal tinham tempo de ficar com a família. Agora, eles terão 9 dias de folga, depois de 90 dias trabalhados.
– Os trabalhadores também poderão receber como hora trabalhada o tempo que levam para se deslocar dos alojamentos até o local de trabalho. Essa questão ainda será fiscalizada e avaliada pelo Ministério do Trabalho.
Termo de Compromisso – A maior conquista dos trabalhadores, porém, foi a adesão do Grupo Eldorado, responsável pela construção da Indústria de Papel e Celulose da cidade – a maior fábrica de papelda América Latina -, ao termo de compromisso nacional, que prevê melhoria das condições de trabalho nos canteiros de obras do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), normas de saúde e segurança do trabalho, qualificação profissional, melhoria das relações de trabalho e das relações com as comunidades locais, entre outros.
O termo é resultado de várias negociações entre governo, empreiteiras, sindicatos da construção pesada, sindicatos de trabalhadores da construção civil e centrais sindicais, entre elas, a Força Sindical, no ano passado. A comissão foi formada após o estouro de greves em canteiros de obras do PAC contra maus tratos, péssimas condições de trabalho e salários baixos, agenciamento de trabalhadores por gatos.
Diretores Jefferson, David e Luisinho em reunião no final da greve |
Todo o movimento contou com o apoio e a participação dos diretores Jefferson Coriteac, Luís Carlos de Oliveira (Luisinho) e David Martins, do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, que foram enviados pelo presidente Miguel Torres para ajudar na mobilização e nas negociações.
Unidos à direção do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada (Sintiespave), presidido por Antonio Luiz; do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sintricon) de Três Lagoas e da Força Sindical Estadual, presidida por Idelmar da Mota Lima, os diretores Jefferson, Luisinho e David auxiliaram os trabalhadores a alcançar esta importante vitória.
“A unidade dos trabalhadores junto com o sindicato levou á conquista desses benefícios. Sem essa união esse resultado não teria sido alcançado”, disse Jefferson.
O diretor Luisinho reforçou que a maior conquista foi a adesão do grupo Eldorado ao termo de compromisso nacional. “É a primeira empresa da construção civil a aderir ao acordo depois de uma greve”, afirma Luisinho, ressaltando que o mediador desse documento foi o ministro da Casa Civil, Gilberto Carvalho. “Esse termo de compromisso veio no momento certo e mostra que sua aplicação é viável”, completou.
Para o diretor David Martins, “o acordo alcançado com esta greve foi de grande importância para os trabalhadores, principalmente pela assinatura do pacto nacional. Os trabalhadores ficaram muito contentes com o resultado das negociações e com a presença da Força Sindical no canteiro de obras”, afirmou.
“A unidade nas lutas em defesa de objetivos comuns fortalece o movimento sindical, os trabalhadores e leva aos resultados desejados”, completou o presidente do Sindicato, Miguel Torres, que também é presidente da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos).
|
|
|
Clique nos links abaixo e confira a repercussão na mídia
http://douradosagora.com.br/cidades/acaba-a-greve-dos-8-mil-operarios-de-tres-lagoas
http://www.novanoticias.com.br/noticias/destaque/acabou-a-greve-dos-8-mil-operarios/160029
http://www.sulnews.com.br/ler.asp?id_noticia=19693
http://www.radiocacula.com.br/?pag=ver_not&idNot=130048
http://www.mundosindical.com.br/sindicalismo/noticias/noticia.asp?id=8274
http://www.capitalnews.com.br/ver_not.php?id=227023&ed=Regional&cat=Not%EDcias