Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco
O prazo para que o trabalhador possa reclamar depósitos em atraso do FGTS irá mudar de 30 anos para 5 anos, a partir de 14 de novembro.
É possível acompanhar os depósitos pelo aplicativo FGTS, disponibilizado pela Caixa.Por isso, o Sindicato alerta aos companheiros que verifiquem seus extratos o quanto antes. Se houver atrasos de depósito superiores a cinco anos, é preciso correr para garantir que a Justiça leve em consideração todo o período da dívida.
Um exemplo é o caso dos trabalhadores da Feva, de Cotia, o Sindicato entrou na Justiça para reclamar os 12 anos de atraso nos depósitos de FGTS. Se a denúncia dos trabalhadores tivesse ocorrido a partir de novembro, isso não seria mais possível. Situação semelhante enfrentam os trabalhadores da ADI.
Tudo isso porque em 2014, a maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) acompanhou o voto de Gilmar Mendes, que derrubou o prazo de 30 anos para reclamações. A decisão foi de que o prazo seria de 5 anos, o mesmo dado a outras reclamações trabalhistas.
Procure os diretores, sede/ subsedes ou denuncie pelo Whatsapp Sindmetal (11) 96078-0209