Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Série Vozes Comunistas destaca Delellis, ex-presidente do Sindicato cassado pelo golpe militar em 1964

“Vozes comunistas” é uma série especial do Vale Mais, podcast do LEHMT/UFRJ. Nessa série homenageamos o centenário do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e divulgamos áudios que permitem uma reflexão sobre as fortes e complexas relações entre o partido e os mundos do trabalho ao longo da história do país.

A cada quinze dias, um trecho de uma entrevista de antigos sindicalistas, lideranças operárias e camponesas ou mesmo trabalhadores/as de base conta um pouco da história do PCB e sua importância para a história do trabalho no Brasil.

Pesquisamos áudios em acervos públicos e particulares de todo o país, que serão apresentados por pesquisadores e historiadores especialistas na trajetória do partido. Em nosso quarto episódio, apresentamos trechos de uma entrevista com Afonso Delellis, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo cassado pelo golpe militar em 1964.

A entrevista foi realizada em 1979 e sua íntegra encontra-se no Centro de Memória Sindical. Essa voz comunista é apresentada pela jornalista Carolina Ruy.

confira em: https://lehmt.org/vozes-comunistas-04-afonso-delellis/

ou em: https://open.spotify.com/episode/2EVmGJOFWlZktPOR4gwrg3?si=alKdjI0fTvC1Fon5N9ukfQ