Trabalhadores de 18 empresas exigem fechamento de acordo salarial 2012. O assinado no ano passado vence hoje
Quinze mil trabalhadores de 18 indústrias metalúrgicas instaladas na Grande Curitiba estão realizando protestos durante esta sexta feira (30), desde as 4h30 da manhã. As mobilizações vão desde assembleias até paralisações de um dia inteiro. Os trabalhadores exigem negociação salarial e renovação de acordos coletivos de trabalho: as convenções e o acordos celebrados em 2011 vencem hoje. A reivindicação é de reajuste salarial com aumento real de 3% mais abono salarial.
Conforme explica o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC), Sérgio Butka, a mobilização de hoje ocorre apenas em empresas nas quais ainda não houve acordo salarial. Durante este ano, de março para cá, em mais de 100 indústrias já ocorreram acordos, beneficiando cerca de 55 mil trabalhadores. Nessas fábricas, nenhum tipo de ato ou protesto foi realizado hoje.
Bosch
Na Bosch, o protesto de hoje cedo paralisou a planta por uma hora. Durante a tarde, às 14h00, nova paralisação deve ocorrer. Os trabalhadores da unidade de Curitiba da multinacional alemã lutam por acordo salarial e contra o assédio moral.
Empresas onde estão sendo realizados protestos e paralisações:
Curitiba
Trutzschler
Blount
Maclinea
Giben
Brasilsat
Campo Largo
GL
Plona
Campo Magro
Flexotech
São José dos Pinhais
Brose
Magius
Montana
Metalus
Araucária
Hubner
Pinhais
Schwarz
Perfipar
Quatro Barras
Pastre
Confira neste link entrevista em vídeo com o presidente do SMC, Sérgio Butka, sobre as mobilizações desta sexta-feira:
http://www.youtube.com/watch?v=KEjjNCC5jpc
Confira neste link depoimentos de trabalhador da Bosch denunciando assédio moral da multinacional (novos depoimentos em breve, ainda hoje):
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=bCHBVjKIeQE
Por Agência Confraria – Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba: Gláucio Dias, Nilton Oliveira e André Nojima