28 de Abril: Dia em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho

Ato e Canto pela Vida – com participação de 73 entidades, domingo, 27 de abril de 2025, na Praça Vladimir Herzog, São Paulo, ocorreu uma celebração antecipada deste 28 de Abril – Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho.

Luisinho, diretor de Saúde do Trabalhador do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes/Força Sindical, representando o presidente Miguel Torres, falou sobre avanços na NR1, norma regulamentadora que estabelece as diretrizes gerais de segurança e saúde no trabalho e foi atualizada recentemente com a inclusão obrigatória dos riscos psicossociais (entre eles: estresse, assédio, sobrecarga de trabalho e outros fatores que afetam a saúde mental dos trabalhadores e trabalhadoras), que precisam ser fiscalizados e combatidos.

A inclusão destes fatores que geram riscos psicossociais no ambiente de trabalho, por meio do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), entrará em vigor no dia 26 de maio de 2025. Confira no vídeo:

Números – Entre 2013 e 2023, foram registrados mais de 6,8 milhões de acidentes de trabalho no Brasil, que causaram quase 1,6 milhão de afastamentos e resultaram em 27.484 mortes, de acordo com a Previdência Social.

Precisamos intensificar as lutas, exigir melhorias e acabar com a precarização no local de trabalho. Neste sentido, é fundamental termos um efetivo sistema de saúde e segurança, construído com ampla participação dos trabalhadores e trabalhadoras, das entidades sindicais e dos movimentos sociais.

Manifesto em PDF