A Força Sindical e o Sindicato dos Metalúrgicos de São paulo e Mogi das Cruzes vão realizar no dia 26 de abril um evento para lembrar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Será às 9h, na sede do sindicato, na rua Galvão Bueno, 782, Liberdade.
Segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), no mundo são 270 milhões de vítimas de acidentes e trabalho. Cento e sessenta milhões sofrem com doenças profissionais.
Por dia, morrem 5 mil trabalhadores em acidentes de trabalho; isso corresponde a três vidas a cada minuto. No Brasil são quase 4 mil mortes por ano em decorrência de acidentes de trabalho.
Esses números representaram uma verdadeira guerra contra os trabalhadores, fruto da ganância dos patrões e do descaso dos governos. Os trabalhadores nas obras da construção civil, nas fábricas, nas ferrovias, estradas e, inclusive, os funcionários da saúde, vivem essa mesma realidade.
O trabalho, que é um meio de vida, transforma-se e torna-se o motivo de doenças e morte dos trabalhadores.
Como surgiu a data
A data em memória das vitimas de acidentes de trabalho e doenças profissionais, é celebrada em 28 de abril. Surgiu no Canadá por iniciativa do movimento sindical, e espalhou-se por diversos países, por meio de sindicatos, federações, confederações locais e internacionais.
O dia foi escolhido em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. A OIT, desde 2003, consagra este dia à reflexão sobre a segurança e a saúde no trabalho.
No Brasil, a data foi instituída como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho em maio de 2005, pela Lei nº 11.121.