Eleno Bezerra, presidente do Sindicato, na Samot
O nosso Sindicato completou nesta segunda-feira, dia 1º de outubro, o décimo dia de mobilização nas fábricas, com paralisações em 21 empresas envolvendo cerca de 6.800 trabalhadores da categoria.
Neste dia, o presidente do Sindicato, Eleno Bezerra, coordenou Assembléia de paralisação na Indústria Mecânica Samot, empresa com cerca de mil funcionários na zona sul, às 7h da manhã.
Negociações:
Desde a entrega da pauta aos grupos patronais, no dia 12 de setembro, o Sindicato havia realizado apenas uma reunião de negociação, com o Grupo 19-3 (máquinas, eletroeletrônicos e outros).
As próximas negociações estão marcadas para esta terça-feira, dia 2, com o Grupo 3 (autopeças); e quarta-feira, dia 3, com o Grupo 10 (Fiesp).
Reivindicações:
A Campanha Salarial Unificada envolve 700 mil trabalhadores no Estado, ligados a 53 sindicatos de metalúrgicos filiados à Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, à CNTM e à Força Sindical.
A categoria tem data-base em 1º de novembro e reivindica:
- Reajuste salarial de 12%
- Piso único de R$ 900
- Fim da terceirização ilegal
- Redução da jornada de trabalho
- Programa de contratação de deficientes físicos
- PLR (Participação nos Lucros ou Resultados)
- Renovação das cláusulas sociais (inclusive as que dão estabilidade no emprego aos acidentados no trabalho e portadores de doenças profissionais)
Diretores Luisinho e Pereira na Aratel
Diretor David na Varo Estamparia
Diretores Mineiro e Teco na NOFAG
Diretor Martelozo na Samot