Mais um dia e estaremos comemorando o Dia do Trabalho e do Trabalhador.
O 1º de Maio é uma data importante porque nele rememoramos toda a história dos trabalhadores de todo o mundo, suas dificuldades e lutas para conquistar cidadania, ter direitos. Quantos morreram, adoeceram, foram marginalizados por enfrentarem os poderosos, da elite, de governos, que consideravam o trabalhador escravo mesmo, os humilhava e submetia a condições de trabalho sub-humanas, com jornadas excessivas e salários de miséria. A classe trabalhadora se organizou, descobriu sua força, se impôs, conquistou direitos, benefícios, cidadania, mas sabe que ainda tem muita luta pela frente.
Neste 1º de Maio vamos saudar os valorosos trabalhadores e trabalhadoras do passado e do presente. No Brasil, o 1º de Maio Unificado da Força Sindical, CTB, UGT, Nova Central vai celebrar os 70 anos da CLT, que é de 1943 e regulamenta as relações e os direitos trabalhistas. O lema é Garantir Direitos e Avançar nas Conquistas.
Por que avançar nas conquistas? Porque avançar nas conquistas é garantir mais dignidade, cidadania, inclusão, é garantir trabalho decente, respeitar a criança, o jovem, o aposentado.
A CLT é a guardiã dos direitos trabalhistas, mas está sob constante ameaça. Além disso, não temos igualdade no trabalho, na vida social, nos ambientes de trabalho. Precisamos de empregos de qualidade e renda digna, avançar na regulamentação da terceirização, na aprovação da Convenção 158 da OIT, que impede a demissão imotivada e combate a rotatividade de mão de obra, um mecanismo nefasto dos patrões para reduzir salários, tirar benefícios e deixar trabalhadores sem representação sindical. Precisamos acabar com o fator previdenciário, reduzir a jornada de trabalho para 40h semanais, ter uma política de valorização das aposentadorias, mais investimentos dos governos em educação e saúde, mais segurança nos ambientes de trabalho. O trabalho decente deve prevalecer, o trabalho escravo e infantil deve acabar.
O 1º de Maio é um dia de luta. Participe!
Quarta-feira, a partir das 7h, na Praça Campo de Bagatelle, zona norte de São Paulo. Venha fortalecer a luta dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil!