“Documento que aborda um conjunto de reivindicações dos trabalhadores, a Pauta Trabalhista, cuja implantação é uma das principais bandeiras das Centrais Sindicais, traz, em seu conteúdo, propostas que, aprovadas, trarão benefícios incontestáveis ao Brasil e aos brasileiros.
Entre os projetos que ganham contornos de prioritários para os sindicalistas, citamos a continuidade da política de valorização do salário mínimo, a revogação do Fator Previdenciário, a redução da jornada de trabalho para 40 horas – sem cortes nos salários –, a recuperação das aposentadorias, a correção da tabela do IR, juros menores, a regulamentação da Convenção 151 (direito à negociação coletiva dos servidores) e a ratificação da 158 (que coíbe demissões imotivadas), ambas da OIT.
Mas para alcançarmos nossos objetivos temos de intensificar ainda mais nossa mobilização. Para tanto, as Centrais realizarão, no final de fevereiro, uma Marcha a Brasília pela manutenção e ampliação dos direitos trabalhistas e do emprego. Vamos pressionar o Congresso e o governo, e sensibilizar a sociedade brasileira, para mostrar que a nossa luta é por um Brasil mais justo e igualitário. E que os trabalhadores não abrem mão de suas conquistas!”.
Miguel Torres
Presidente da Força Sindical