Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Acordo entre Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí e GM é aprovado

gava
Manutenção do terceiro turno de trabalho, dos salários cheios e dos empregos teve aprovação unânime dos trabalhadores da montadora

A assembleia coletiva promovida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí (SMG) com os trabalhadores da fábrica da General Motors (GM) na cidade, na tarde desta segunda-feira (18/05), resultou na aprovação unânime do acordo negociado entre a entidade sindical e a direção da montadora.

O presidente do SMG, Valcir Ascari, destacou a importância do acordo, lembrando que ele é fruto da mobilização dos trabalhadores e sociedade de Gravataí, lembrando do apoio recebido do prefeito municipal Marcos Alba e do presidente da Câmara de Vereadores, Juarez Souza, além de outros integrantes do legislativo gravataiense.

– Conseguimos manter os três turnos de produção e ampliar o day off. O trabalhador recebe folga sem perda de remuneração. Além disso, caso ocorra alguma dispensa, o banco de horas é zerado, sem débito desse item do trabalhador para com a empresa – falou Ascari.

Antes a medida só podia ser utilizada por três dias consecutivos, mas, a partir do acordo firmado, pode ser usada de forma ilimitada pela GM em períodos de redução da produção. O acordo firmado nesta segunda-feira é válido até 31 de dezembro deste ano.

– Com o que observamos em outras fábricas da GM no Brasil, onde ocorreram demissões, o acordo que conseguimos viabilizar aqui em Gravataí nos deixa satisfeitos. Só a manutenção do terceiro turno de trabalho representa a manutenção de cerca de 1.500 empregos. Mas a nossa mobilização não para por aqui. Seguimos empenhados em garantir a manutenção dos empregos e do poder aquisitivo dos trabalhadores não só da montadora, mas de todos os segmentos da sociedade gravataiense – falou Valcir Ascari.

A assembleia foi acompanhada por cerca de três mil trabalhadores da montadora em Gravataí, além de lideranças sindicais e políticas, que também se manifestaram favoráveis ao acordo firmado pelo SMG. Entre elas, o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Edson Dorneles; o advogado da Força Sindical Nacional, João Campanário; o diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Artefatos de Borracha de Gravataí Moacir Bittencourt; o presidente da Câmara de Vereadores do município Juarez Souza; e o secretário municipal de Governança Comunitária, Acimar Silva.

A fábrica da GM em Gravataí produz os modelos Prisma e Onix e gera cerca de 10 mil empregos diretos (4,6 mil) e indiretos.

Sobre o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí

O Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí representa aproximadamente 18 mil funcionários dos setores metalmecânico, eletroeletrônico, autopeças e montadoras de automóvel. Abrange centenas de empresas do município de Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, entre elas a montadora General Motors e Sistemistas.

Por Assessoria de Imprensa

Redação: César Moraes

Coordenação: Marcelo Matusiak