Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Após denúncia, é formalizada carta de repúdio sobre o sucateamento do Cerest em Joinville

O Secretário da Saúde da Força Sindical estadual, Luiz Bittencoute, está em Brasília onde se realiza a 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Luiz aproveitou a oportunidade para formalizar a denúncia sobre o sucateamento do Cerest (Centro de Referência da Saúde do Trabalhador) em Joinville.

Por isso, foi elaborada uma carta de repúdio contra as Políticas de Desmonte dos Cerest. Nela consta os municípios sede de Centros de Referência em Saúde do Trabalhador que ao longo do tempo vêm desestruturando e desrespeitando o quadro mínimo de recursos humanos obrigado para o desenvolvimento das ações do órgão, conforme rege Portaria MS/GM n° 1.679/02, que trata de “Composição das Equipes dos Cerest, determinando o quadro Mínimo de Recursos Humanos”.

Em Santa Catarina o caso mais crítico é em Joinville, onde os funcionários foram remanejados para a Vigilância Sanitária, contrariando a existência do próprio Cerest.

A delegação da Força Sindical que participa da 4° Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora não mede esforços para colocar em prática o exercício do Cerest, em defesa da Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadores não só de SC, mas de todo o país.